O planeamento logístico é a criação de novos métodos e estratégias de armazenagem e de atendimento para que a organização reduza custos e aumente a eficiência das suas operações. Isto é feito se os recursos forem usados racionalmente, conquistando a satisfação dos clientes, por os produtos serem rapidamente entregues, em bom estado e de acordo com os pedidos.
O objectivo é a comunicação entre todas as actividades, fundindo-se num único objectivo: os ganhos de competitividade.
Os níveis do planeamento logístico
– Estratégico: é neste nível que se decidem as estratégias mais importantes a longo prazo, que serão simplificadas e adaptadas à realidade da empresa.
– Táctico: neste nível, o planeamento estratégico configura-se em acções planeadas em cada sector, como as compras, o armazém, as vendas, etc. Estas acções vão direccionar para a realização dos objectivos traçados.
– Operacional: é quando são executadas todas as tarefas e operações decididas no nível táctico. Os seus resultados fornecem informações para a análise crítica da alta direcção, configurando uma continuidade sistemática.
Como o sistema logístico beneficia o planeamento?
Um sistema logístico deve ser bem implementado, pois ajuda a tomar as decisões mais correctas, bem como evita atrasos, custos adicionais e perda de clientes.
Para o planeamento logístico funcionar, o sistema deve incluir os custos de transporte ao longo de toda a cadeia, os custos de armazenagem, os custos do stock em trânsito, custos dos recursos operacionais e custos dos sistemas de informações.
Um bom planeamento logístico traz vantagens:
-
Melhoria do serviço: ao melhorar o serviço, os lucros da empresa vão, obviamente aumentar.
-
Redução do custo operacional: os custos operacionais precisam de ser continuamente revistos.
-
Alinhamento do capital investido: é preciso ter atenção à relação custos/benefício em relação aos equipamentos usados nas actividades logísticas.
Precisa de aconselhamento sobre os melhores equipamentos que pode utilizar no seu planeamento logístico? Contacte a nossa linha de apoio ao cliente:
223 744 090, de 2ª a 6ª das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, ou envie um e-mail a solicitar informações para
info@fordemand.pt.
Consulte facilmente todas as nossas gamas de produtos, através dos catálogos da For Demand, disponíveis aqui.