Blog For Demand
Funes dos centros de distribuio
18 de Junho, 2020
  • Foto:
    1 de 1
    Aumentar
    Um centro de distribuiçao é um armazém com a função de gerir os stocks de produtos na distribuição física. As suas actividades englobam:
    - manuseio;
    - armazenagem e a administração de produtos e informações;
    - colocação de embalagens e rótulos;
    - processamento de pedidos;
    - emissão de nota fiscal.
    Os centros de distribuição são vantajosos para se obter uma distribuição mais eficiente, flexível e dinâmica, oferecendo uma rápida capacidade de resposta à procura cada vez mais exigente.

    O que ter em conta ao escolher um centro de distribuição?
    - diversificação dos canais de distribuição;
    - dimensão da área e requisitos mínimos para efectuar um serviço eficiente e de qualidade;
    - características dos produtos;
    - estrutura operacional mínima necessária.

    Quais são as funções dos centros de distribuição?

    Recebimento

    Esta é a primeira etapa. Aqui ocorre a descarga dos produtos enviados pelos fornecedores e a análise da quantidade e qualidade. Em seguida, a actualizaçao do sistema para melhor gestão de stock. Esta etapa é a base das próximas, por isso deve ser feita correctamente.

    Movimentação

    É uma etapa complexa, pois consiste no transporte das mercadorias. Pode ser desde a área de recebimento até à área de armazenagem ou a realocação de um produto já armazenado. Envolve o uso de equipamentos como empilhadores e porta-paletes.



    Armazenagem

    Nesta etapa, os produtos ficam em stock até serem vendidos. A duração desta etapa é variável, pois depende da urgência das entregas. Existem equipamentos que podem facilitar esta etapa, ajudando a armazenar melhor a mercadoria, como as estantes para cargas pesadas, estantes com prateleiras inclinadas, estantes alimentares (no caso da indústria alimentar, claro) e, para peças mais pequenas, estantes para caixas.










    Picking - separação dos pedidos

    O picking é a retirada dos produtos do seu local de armazenamento e a sua separação para entregar aos clientes. Esta etapa é muito importante; se não for feita correctamente, podem aumentar as queixas dos clientes.

    Expedição

    Esta é a última etapa, na qual se verifica as mercadorias anteriormente separadas. Aqui pode-se usar equipamentos como leitores de códigos de barras. Em seguida, a mercadoria é pesada, os pedidos são validades e são emitidos os documentos necessários.
    Escrito por For Demand
      Seja o primeiro a comentar
     
     
    O comentrio ser validado pela administrao do site.
    Tags: centros de distribuio, logstica, armazm
    Tags
    Arquivo