Um centro de distribuiçao é um armazém com a função de gerir os stocks de produtos na distribuição física. As suas actividades englobam:
- manuseio;
- armazenagem e a administração de produtos e informações;
- colocação de embalagens e rótulos;
- processamento de pedidos;
- emissão de nota fiscal.
Os centros de distribuição são vantajosos para se obter uma distribuição mais eficiente, flexível e dinâmica, oferecendo uma rápida capacidade de resposta à procura cada vez mais exigente.
O que ter em conta ao escolher um centro de distribuição?
- diversificação dos canais de distribuição;
- dimensão da área e requisitos mínimos para efectuar um serviço eficiente e de qualidade;
- características dos produtos;
- estrutura operacional mínima necessária.
Quais são as funções dos centros de distribuição?
Recebimento
Esta é a primeira etapa. Aqui ocorre a descarga dos produtos enviados pelos fornecedores e a análise da quantidade e qualidade. Em seguida, a actualizaçao do sistema para melhor gestão de stock. Esta etapa é a base das próximas, por isso deve ser feita correctamente.
Movimentação
É uma etapa complexa, pois consiste no transporte das mercadorias. Pode ser desde a área de recebimento até à área de armazenagem ou a realocação de um produto já armazenado. Envolve o uso de equipamentos como empilhadores e porta-paletes.
Armazenagem
Nesta etapa, os produtos ficam em stock até serem vendidos. A duração desta etapa é variável, pois depende da urgência das entregas. Existem equipamentos que podem facilitar esta etapa, ajudando a armazenar melhor a mercadoria, como as
estantes para cargas pesadas,
estantes com prateleiras inclinadas,
estantes alimentares (no caso da indústria alimentar, claro) e, para peças mais pequenas,
estantes para caixas.
Picking - separação dos pedidos
O picking é a retirada dos produtos do seu local de armazenamento e a sua separação para entregar aos clientes. Esta etapa é muito importante; se não for feita correctamente, podem aumentar as queixas dos clientes.
Expedição
Esta é a última etapa, na qual se verifica as mercadorias anteriormente separadas. Aqui pode-se usar equipamentos como leitores de códigos de barras. Em seguida, a mercadoria é pesada, os pedidos são validades e são emitidos os documentos necessários.