O
picking é muito importante para a fidelização dos clientes, pois é o que define se a entrega é rápida e correcta, daí ser um factor diferencial para as empresas.
Um
picking bem feito só traz vantagens, pois o processo de separação e preparação dos produtos será optimizado. Assim, a empresa reduz os seus custos nesta área e o consumidor recebe o produto certo num curto espaço de tempo.
Tipos de picking
Existem diferentes tipos, ou sistemas de picking:
Picking discreto: Os produtos ficam colocados em prateleiras. O operador é responsável por atender um pedido de cada vez.
Picking por lote: vários tipos de produtos são agrupados em lotes pequenos.
Picking por zona: os operadores são divididos por área, ou zona, onde os pedidos serão colectados, ou seja, cada operador é associado a uma secção.
Picking por onda: é feita a colecta em todas as zonas ao mesmo tempo e, depois, na área de consolidação, é feita a separação dos itens para criar pedidos individuais.
Para saber mais sobre os tipos de
picking,
leia o nosso artigo sobre essa matéria.
Aumentar a eficiência do picking
Automatizar os processos
A automação faz com que exista maior profissionalismo e agilidade nos processos que envolvem o
picking. Por exemplo, a emissão de pedidos é uma tarefa que deve ser automatizada, pois se for feita manualmente, torna-se morosa e atrasa os processos.
Reduzir o uso de documentos físicos
Para que o negócio cresça, a mentalidade da empresa tem de estar virada para a tecnologia. O uso de documentos físicos atrasa os processos. Portanto, ao usar tecnologia, a eficiência será mais eficaz. E lembre-se, ao usar menos papéis, está a contribuir para o meio ambiente!
Produtos com maior saída colocados em posições estratégicas
É aconselhável facilitar o processo de separação de pedidos, identificando os produtos com maior saída dentro do armazém, ou seja, os mais vendidos. Estes produtos devem ser colocados, preferencialmente, perto da expedição. Assim, diminui-se a distância percorrida pelos operadores. Quanto aos produtos com menos saída, podem ser armazenados em locais mais afastados, para não ocupar as posições estratégicas destinadas aos outros.
Organizar o armazém
Um armazém deve estar bem organizado, na medida em que os corredores, colunas e níveis devem estar endereçados. Isto vai melhorar a localização dos produtos no
stock, aumentando assim a produtividade. Desta forma, o operador vai ficar mais familiarizado com os locais onde estão armazenados os produtos. Para organizar melhor o seu armazém veja os produtos e equipamentos que temos disponíveis para si em
https://fordemand.pt/produtos.php.
Consulte ainda os nossos catálogos ou descarregue-os aqui.
Caso necessite de ajuda para escolher os produtos ou equipamentos que melhor se adequam ao seu armazém, estamos ao seu dispor através da nossa linha de apoio ao cliente: 223 744 090, de 2ª a 6ª das 9:00 às 13:00 e das 14:00 às 18:00, ou envie-nos um e-mail para info@fordemand.pt.