Blog For Demand
Dicas para ter um armazm eficiente
07 de Julho, 2022
  • Foto:
    1 de 1
    Aumentar
    Um armazém eficiente ajuda a reduzir os custos da manipulação da mercadoria, melhora a produtividade e oferece máxima qualidade no serviço aos clientes. É muito importante para as empresas ter um armazém eficiente, por isso reunimos dicas para melhorar o seu armazém.

    1 – Optimizar o layout

    O layout é a primeira dica que podemos dar, pois é uma forma de maximizar os espaços e facilitar as operações. Escolha que equipamentos vai usar, como estantes, para guardar a mercadoria. O que importa é aproveitar o espaço disponível.

    2 – Sinalizar o armazém

     A sinalização é uma medida para evitar riscos de acidentes. Num armazém eficiente, usa-se cores, pictogramas, painéis luminosos e até mesmo sinais acústicos para ajudam os operários a identificar zonas de acesso restritos ou onde devem ter mais cuidado. Pode-se usar também espelhos para que os operários possam ver se vem alguém do outro lado, principalmente quando se usa empilhadoras, para evitar acidentes.





    3 – Etiquetar os produtos

    Isto permite reconhecer mais rapidamente as características de cada artigo, como a referência, data de chegada, embalamento, ingredientes e outras.

    4 – Planificar o inventário

    O inventário deve estar bem planeado, caso contrário haverá ruptura ou excesso de stock. A ruptura acontece devido à falta de previsão de mercadorias necessárias, o que causa entregas atrasadas aos clientes. O excesso de stock implica maiores custos e risco de deterioração dos artigos.

    5 – Controlar o inventário em tempo real

    Este ponto é essencial para empresas que gerem muitas referências ou tenham mais do que uma instalação logística e pontos de venda. É boa ideia ter um software que ajude a controlar o inventário em tempo real.

    6 – Diminuir o movimento no armazém

    A deslocação dos operários e produtos deve ser reduzida, senão torna-se uma confusão. O armazém pode dividir-se em diferentes áreas de trabalho destinadas a diferentes funções. Assim, cada operário não tem a necessidade de se deslocar muito para procurar os artigos que precisa.
    Escrito por For Demand
      Seja o primeiro a comentar
     
     
    O comentrio ser validado pela administrao do site.
    Tags: armazm
    Tags
    Arquivo