Blog For Demand
Como o seu armazm pode ser bom para o meio-ambiente?
27 de Outubro, 2021
  • Foto:
    1 de 1
    Aumentar
    Uma logística preocupada com o meio-ambiente tenta minimizar o impacto ambiental em cada uma das suas fases, desde a produção dos produtos até ao transporte. Dentro do armazém, o objectivo é reduzir a produção de desperdícios e o uso de energia.

    Quais são as boas práticas que a sua empresa pode seguir?

    Optimizar os processos de stock e picking

    Planificar melhor o picking significa poupar espaço no armazém e automatizar os processos, organizando as localizações das mercadorias. Para isto, é muito usado o sistema ABC, que classifica os produtos em três categorias:
    A – Rotação alta: produtos com mais procura, com entradas e saídas contínuas. Devem ser armazenados perto da zona da embalagem e de expedição.
    B – Rotação média: produtos com procura regular, mas inferior aos da categoria A.
    C – Rotação baixa: produtos com pouca procura. Podem ficar nos espaços mais distantes das áreas de preparação das encomendas.

    Reduzir o consumo de energia

    Além de esta prática ser benéfica para o meio-ambiente, ainda ajudar a cortar nos custos da empresa. Para isso, pode proceder a reformulações, por exemplo, começar a usar lâmpadas led, usar fontes de energia renováveis e reforçar o isolamento térmico, para não gastar tanto ar condicionado.

    Tornar a reciclagem um hábito

    No armazém, pode implementar a classificação e recolha selectiva dos desperdícios: papel e cartão; plástico; vidro; outros resíduos. Quanto aos produtos químicos e resíduos perigosos, devem receber um tratamento especializado.
    Para implementar este sistema, o mais simples é usar contentores do lixo adequados para a reciclagem, classificando por cores.



    Dar novo uso aos produtos com defeito

    Se possível, pode dar nova vida aos produtos danificados, com defeito ou difíceis de vender. Se simplesmente os deitar fora, vai aumentar o volume de lixo no meio-ambiente. Por exemplo, pode usar peças desse produto para produzir um novo ou, se os defeitos forem mínimos, pode devolver o produto ao mercado, usando canais de comercialização para qualidades inferiores.
    Escrito por For Demand
      Seja o primeiro a comentar
     
     
    O comentrio ser validado pela administrao do site.
    Tags: armazm, contentores lixo, reciclagem
    Tags
    Arquivo