Blog For Demand
Qual a importncia da metrologia?
29 de Abril, 2021
  • Foto:
    1 de 1
    Aumentar
    A metrologia é a ciência que estuda e realiza medições assertivamente, muito usada em vários segmentos da economia. Porém, na área da saúde tem anda mais importância, uma vez que garante o bom funcionamento dos equipamentos, ou seja, que estes mostrem os resultados certos, de acordo com a realidade.
    Assim sendo, a metrologia está directamente relacionada com a calibração dos equipamentos, de modo a evitar erros de medição que podem prejudicar diagnósticos e tratamentos médicos.

    Qual a origem da metrologia?

    A metrologia nasceu quando surgiu a necessidade de medir e quantificar as coisas. Para facilitar a medição de mercadorias entre países, foram criados padrões metrológicos, que evoluíram ao longo dos séculos. Estes padrões são essenciais para diversas áreas, principalmente para a saúde, pois os instrumentos de medição ajudam a determinar o estado da saúde de uma pessoa, através da medição do peso, pressão arterial, temperatura, etc.

    Calibração

    A calibração é um conceito muito importante quando falamos em metrologia. Calibrar um equipamento, por exemplo uma balança, implica comparar os valores de uma medição com os de um peso padrão. Isto permite diminuir as variações de medidas, prevenindo erros. A calibração deve ser efectuada por empresas e profissionais capacitados.

    Como a metrologia influencia a área da saúde?

    A metrologia apresenta diversas vantagens para a área da saúde. Uma delas é a garantia de confiança nos instrumentos de medição. Os resultados mostrados por balanças, termómetros etc. ajudam os médicos a perceber o estado de saúde de um paciente, para em seguida determinar quais os passos seguintes para o tratamento da doença.
    Para que as medições estejam de acordo com a realidade, os instrumentos de medição devem ser sempre avaliados.
    Outro benefício da metrologia está na produção de medicamentos. A pesagem dos seus componentes deve ser precisa, uma vez que proporções erradas vão levar à produção de medicamentos que não funcionam. Se os medicamentos saírem defeituosos para o mercado, a saúde das pessoas estará comprometida.

    Conheça algumas das nossas balanças válidas para metrologia legal.



    Balança de precisão Baxtran BAR-M

    Com prato em aço inoxidável, calibração externa e ecrã LCD retroiluminado. Aferição já incluída.



    Balança plataforma Baxtran MR-M com coluna

    Com coluna em aço inoxidável polido com base de fixação à plataforma em alumínio, CI2. Tem Certificação CE, OIML classe III e protecção IP54.



    Balança plataforma Baxtran TMG-M com coluna

    Com Certificação CE, OIML classe III e protecção IP54, esta balança inclui coluna e prato em aço inoxidável.
    Escrito por For Demand
      Seja o primeiro a comentar
     
     
    O comentrio ser validado pela administrao do site.
    Tags: metrologia, balanas
    Tags
    Arquivo